• Foto do escritorDra. Raquel Lacerda

3 Dicas para aliviar o desconforto após a manutenção do Aparelho Ortodôntico.

Após a ativação (manutenção) do aparelho a maioria das pessoas costuma sentir algum desconforto, devido a “pressão” que o aparelho exerce nos dentes/osso.

Esse desconforto é normal e quase sempre inevitável, mas vou dizer 3 sugestões para aliviar o desconforto:

1. Evite alimentos duros

Os alimentos mais duros exigem uma mastigação mais efetiva, para ficar mais confortável, após a manutenção, consuma produtos mais líquidos e macios, como Iogurtes, sopas, frutas (banana), inhame amassado com cane moida, purês, etc.

1. Escove os dentes suavemente - Escova Macia

Não se pode deixar de escovar os dentes por causa do desconforto da manutenção, é importante manter a rotina de higiene bucal, mas procure escovar os dentes suavemente e utilize sempre uma escova com cerdas bem macias.

1. Uso de analgésicos - NÃO usar Anti-inflamatórios!

A movimentação ortodôntica é resultado de um processo inflamatório causado pela pressão do aparelho sobre os dentes, ou seja, o aparelho causa uma inflamação e através disso, os dentes se movimentam. Agora pense comigo:

Se o paciente da ortodontia tomar um anti-inflamatório, esta medicação estará atrapalhando o tratamento, certo?

Isso mesmo!

Então deve-se evitar ibuprofeno, diclofenaco, aspirina, etc.

O paracetamol normalmente é o mais indicado, estudo indicam que ele não tem ação efetiva anti-inflamatória, sendo este a escolha da maioria os ortodontistas, mas atenção! O paracetamol pode causar danos se utilizado de maneira indevida e sem o acompanhamento do Ortodontista.

Consulte sempre seu Ortodontista!

Dra. Raquel Lacerda